terça-feira, 1 de março de 2011

Literalmente no quintal de casa


IV Copa Brasileira de Pizzarias, novamente estávamos lá. Desta vez eu estava bem mais calmo, pois já conhecia a dinâmica da competição. Ainda na chegada conversava com o pessoal da organização e também com o Sr. Lourival Picchi da Giú Gastronomia quando um dos meus pizzaiolos me apressou: - E ai, quando a gente vai se trocar?


Haviam poucos concorrentes já garbosiados e com suas bancadas preparadas para a apresentação, o clima era tranquilo e a Arena Multifuncional ainda era tomada pelo "Talk Show" com alguns Chefs.


Já passavam das 17:00 h e o frio tomava conta daquela tarde e também da fermentação da massa de cada Pizzaria que se apresentaria ali. O forno estava preparado e o termômetro apontava para os 300°.


Os nossos pizzaiolos já estavam a rigor, a propósito agradeço muito pela atenção dada pelo pessoal da Avental & Cia que estava expondo dentro da Fispal e caprichou no visual dos meninos, bancada preparada é chegada a hora do sorteio. Até ai tudo bem, mas me chega uma notícia:

- Você não sabe o que aconteceu? Não trouxemos o molho de tomate.


Ai a cabeça começa a rodar, massa, molho, recheio, combinação, molho emprestado, pizza sem molho, ficha da pizza já nas mãos dos jurados, convidados chegando, jornalista fazendo perguntas...


Frações de segundos para pensar em uma solução e torcer ao mesmo tempo para não ser o primeiro a se apresentar como foi conosco no ano passado que por sinal é muito ruim porque os jurados vão dando nota a nota e parece difícil convencer uma opinião sem ter sido comparado com os outros que ainda vão se apresentar.


...mas em meio a isso tudo veio uma luz. Estamos no quintal de casa! Vieram para cá Pizzarias de todo o Brasil, mas aqui aonde estamos entregamos pizzas todos os dias para os diversos visitantes, expositores e funcionários do Expo Center Norte em um prazo de 15 minutos, opa esse é o tempo que tenho para pedir o molho para a nossa filial da Vila Guilherme, só não podemos ser o primeiro no sorteio.


O clima já não está mais frio entre os competidores, ninguém quer ser o primeiro a abaixar aqueles 300° do Granomaq com uma redonda e puxar a fila, então sai o sorteio:

- Primeiro a se apresentar Pizza Mania, segundo Mister Magoo Pizzas, terceiro...

Deus me ouviu, era o tempo exato que precisávamos para o nosso molho chegar e isso aconteceu, chegou a nossa vez e os nossos pizzailos se apresentaram com muita calma e profissionalismo sem se abalar com o que tinha acontecido.

A nossa pizza ficou bonita, harmoniosa e teve elogios. Os ingredientes foram, massa fermentada, molho de tomate natural, atum sólido, champignon, pasta de espinafre, creme de milho, mussarela e azeitonas. A massa ganhou a devida crocância e o creme de milho com a pasta de espinafre deu um verde e amarelo muito legal e diferente.

Alude é o seu nome, pois a nossa inspiração para criar a pizza para Copa Brasileira de Pizzarias veio do Norte da Itália de onde é originário o "pesto". Fomos das poucas pizzarias que apresentaram pizza com pasta, só me lembro da própria campeã a Port' Alba Eco Pizzaria de São Roque-SP que também elaborou uma pasta com alcachofra que lhe rendeu o título.

O Evento foi um sucesso, não conseguimos o pódium mas de cabeça erguida voltamos para casa ou melhor já estávamos em casa, no quintal de casa.

Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=Rei89vwgF14

Nenhum comentário:

Postar um comentário